quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Quanto gastamos em 1 dia na Italia?

"Quanto preciso para passar 1 dia passeando em uma cidade italiana?"

Essa pergunta parece ser simples de responder, mas vai depender de qual cidade voce estarà visitando naquele dia, o que voce està programando visitar e como irà se locomover de um lugar à outro. 
Se voce estiver em uma cidade cheia de locais para entrar e visitar, como Florença ou Roma, certamente terà um gasto mais alto em relaçao aos ingressos. Voce pode economizar comprando através de sites , muitas vezes com preços promocionais. 
Se, pelo contràrio, voce estiver em pequenos vilarejos, somente para apreciar a paisagem e modo de viver do italiano, terà gasto somente com alimentaçao. 
O gasto com acomodaçao irà depender, por exemplo se o hotel é de classificaçao: quantas estrelas, em quantos voces sao(1 pessoa ou casal ou ainda filhos acompanhando). 
Com casa alugada certamente a economia é grande, pois voce irà economizar a cada noite e também com alimentaçao, pois poderà ir ao supermercado fazer compras e preparar voce mesmo suas refeiçoes na casa. 
Os transportes podem ser : metro, trem, onibus, barco, aviao e até bicicleta. 
Até aqui tudo irà depender da sua programaçao e planejamento de viagem. Se serà um tipo mochilao, turismo médio ou turismo de alta classe. 
Entao chega a parte mais concreta da pergunta, aonde é mais simples de calcularmos: a alimentaçao. 
Como eu disse antes, se voce alugar casa irà fazer compras no supermercado e preparando voce mesmo as suas refeiçoes, irà economizar e muito. 
Caso voce esteja em um hotel, poderà ir ao supermercado e comprar lanches para levar durante os seus passeios. Deixando o restaurante para uma das refeiçoes, ou almoço ou jantar. 
Dependendo do restaurante/osteria/trattoria que voce entrar, eles irao cobrar pelo "Coperto" que é um valor em base aos preparativos da mesa; Pode ir de 2 euros a 6 euros a pessoa. Aconselho voce, antes de entrar, procurar pelo Menu exposto do lado de fora do estabelecimento, assim voce jà poderà avaliar o "coperto" e também os valores dos pratos servidos. 
Quanto mais ao centro històrico de uma cidade, mais caro serà o valor do restaurante. Se afaste um pouco, caminhe pelas ruas e perca-se em locais mais populares, do dia a dia, e irà perceber que os preços sao mais economicos. 
Para um "primo piatto" voce poderà gastar de 8 a 10 euros.
O "Secondo piatto", que costumam ser carnes, peixes, o valor pode variar de 12 a 20 euros. 
O "Contorno" , que sao acompanhamentos em torno de 8 euros. 
Digamos que uma pessoa em um restaurante popular gaste por volta de 15 euros, contando jà o valor da bebida. 
Se voce optar por um lanche , estilo americano, pode gastar na média de 7 euros. 
E se voce comprar paes , queijos, salames, montando assim o seu "piquenique", irà gastar menos de 10 euros. 
Contando somente a alimentaçao, sem adicionarmos o valor de tickets de trem, entradas em museus e compras de lembrancinhas para a familia, seu gasto ao dia em alimentaçao serà de uma média de 30 euros ao dia se fizer 1 refeiçao em restaurante e 1 lanche durante o dia. Caso opte por se alimentar bem, em lugares pròximos ao centro , com um couvert de entrada mais caro, pode contar com 50 euros ao dia por pessoa.

Voce poderà economizar muito em garrafinhas de àgua na Italia. Praticamente em todas as cidades é fàcil encontrar fontes de àgua potàvel e basta encher a sua garrafinha pessoal toda vez que encontràr uma no seu caminho! Cada garrafinha pode custar de 1 a 2 euros, faça conta dos dias que ficarà na Italia e quantos euros poderà economizar usando a agua da fonte! 


Na minha experiencia, nas viagens que faço com a minha famìlia, encontramos como soluçao os lanches em uma refeiçao e na outra um bom prato caprichado, ou mesmo pizza. Para os lanches em dias de inverno, acomode-se em alguma mesa em centro comercial, aonde voce terà aquecedor, banheiros por perto e comodidade. 
Uma particularidade é que os locais economicos e até fora da agitaçao, costumam ter um gosto especial e bem caseiro, feito com capricho para o cliente! 
Caso seja primavera/verao, permita-se um "bello pic nic", jogue uma tanga, uma toalha quadriculada de vermelho e branco, um lençol, e exagere nas frutas, como por exemplo morangos, banana e uvas! Elabore tapwers com tomate picadinho e queijo branco, paezinhos, focaccia, acompanhados de um suco e muito àgua! 
Tenho um video aonde falo sobre os tipos de estabelecimentos na Italia, é muito interessante e importante sabermos as suas diferenças, assistam clicando abaixo:


E outro video aonde falo sobre a curiosidade da alimentaçao dos italianos, ehehe:

Espero ter sido de ajuda!



Nenhum comentário: